Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Guarda-corpo ou guarda, refere-se a uma proteção a meia altura, em gradil, balaustrada, alvenaria, entre outros; que resguarda as faces laterais das escadas, terraço, balcão, rampa, varanda, sacada ou vão; em função de desnível de pisos ou de ambientes mais altos em relação aos outros. Com origem nas áreas militares e navais, os guarda-corpos foram os primeiros elementos de proteção e segurança antes de se tornarem elementos arquitetónicos na Renascença, pelas características balaustradas de carácter decorativo e funcional. Em condições gerais, é vedada a utilização, na face interna do guarda-corpo, de componentes que facilitem a escalada por crianças (ornamentos e travessas que possam ser utilizados como degraus).
A composição das grades pode variar, contudo, implica geralmente que a sua construção corresponda a um mínimo de 1,05m ao longo dos patamares, corredores, mezaninos, e outros; podendo ser abreviado para até 0,92m nas escadas do interior do edifício - altura esta medida verticalmente do topo da guarda à ponta do bocel ou quina do degrau, imediatamente abaixo do ponto de mediação, não sendo dispensável a exigência do corrimão. Quando vazado, as guardas deverão ser fechadas de forma a não permitir a passagem de uma esfera de 0,15 m de diâmetro por nenhuma abertura existente, bem como serem isentas de saliências, reentrâncias ou quaisquer elementos que possam enganchar em roupas. Muitas vezes é encimado por corrimão ou travessa , principalmente quando vazado.